Há seis anos o cofundador do site de microblogging publicava
o primeiro tweet.
Há exatamente seis anos, o primeiro tweet era twittado no
Twitter. Jack Dorsey, um dos fundadores da rede social e hoje presidente
executivo, dizia algo como: “criando meu tweet” (veja abaixo).
À época, o site era conhecido como “Twttr”, segundo o blog
de tecnologia The
Next Web. De lá para cá, a rede conquistou usuários em vários países, virou
canal de manifestação (como durante a Primavera Árabe) e tomou conta do
cotidiano na web, a ponto de ser lembrado em alguns dicionários.
“Tweet: um post feito no serviço de mensagem online
Twitter’, diz uma das definições da palavra no dicionário Merriam Websters.
Não se sabe ao certo quantos usuários o serviço de microblog
tem hoje. Em abril de 2011, um executivo do Twitter informou em um evento em New York que havia 200
milhões de contas registradas no site e que 70% do tráfego vinha de fora dos
Estados Unidos, segundo o Read
Write Web.
Mas o último dado informado oficialmente pela rede social é
o de que 100 milhões de usuários foram considerados ativos em 2011. Esse
número, como lembra o The
Next Web, deve ser maior hoje. “Aqui fica a expectativa de que seu sexto
aniversário seja uma desculpa para fazer isso (revelar as estatísticas
atuais)”.
Rumores pela web já chegaram a mencionar a existência de 500
milhões de usuários.
Mas, mais uma vez, nada é oficial.
A escalada do Twitter:
• O site levou 3 anos, 2 meses e 1 dia para alcançar seu
primeiro bilhão de tweets;
• 18 meses para registrar as primeiras 500 mil contas;
• tem registrado 250 milhões de tweets por dia (dado de outubro de 2011);
• emprega 900 funcionários.
• 18 meses para registrar as primeiras 500 mil contas;
• tem registrado 250 milhões de tweets por dia (dado de outubro de 2011);
• emprega 900 funcionários.
O modelo de negócios do site, no entanto, ainda não se
provou lucrativo. Reportagens da imprensa internacional indicam que a rede luta
para fazer dinheiro. Os “tweets patrocinados” na timeline do usuário no
aplicativo móvel foram um dos últimos recursos que a empresa encontrou para
impulsionar suas finanças.
Segundo projeção da empresa de pesquisa eMarketer, a receita
do Twitter com publicidade deve triplicar em 2014, chegando a US$ 540 milhões.
Para este ano, a estimativa da receita publicitária é de US$ 260 milhões.
Comentários
Postar um comentário