Pelé dá 5 dicas para se dar bem nos negócios


Do futebol, uma lição para os negócios: é preciso muito preparo e treino, diz Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé. Após treinar por sete anos em Minas e São Paulo, a rede de academias que leva seu nome, a Pelé Club, se prepara para a expansão pelo país. 

Nesta quarta-feira, 13, a Pelé Club lançou quatro modelos de negócios na 21ª Expo Franchising, feira de franquias da ABF (Associação Brasileira de Franquias) que ocorre até o dia 16 no Expo Center Norte. Serão unidades especializadas em ginástica e musculação, esportes aquáticos, quadra esportiva ou campo.

UOL perguntou ao jogador dicas de empreendedorismo. "Viajei o mundo todo e conheci vários tipos de negócios. Foi aí que percebi que eu não tinha preparo na área. Então, quando fui jogar no Cosmos [New York Cosmos, clube de futebol dos EUA], procurei fazer cursos de administração e marketing”. Confira as lições que ele aprendeu:

Faça aquilo que gosta
"Se você está fazendo algo que gosta, nada pode deter você. Os desafios serão pequenos se você estiver se dedicando. Por isso, me sinto confortável em participar deste negócio na área de esporte e bem-estar, pois essa é a minha história."

Trabalhe em equipe
"É preciso saber o papel de cada um, se ajudar mutuamente e trabalhar com foco. É necessário dividir responsabilidades para garantir a qualidade do que é oferecido ao público final. Por isso que, no caso da Pelé Club, a rede é gerida pelo Grupo Figer [do empresário André Figer] pra dar mais agilidade e qualidade ao negócio."

Não desista
"Quando o seu objetivo esbarra em um obstáculo, mesmo que grande, não desista. Enfrente o desafio, pois sempre há uma solução e só você conseguirá encontrá-la."

Seja um bom líder
"As pessoas sempre são o que há de mais importante. Não sou um homem de negócios, mas imagino que conseguir selecionar, formar e manter um bom quadro de funcionários é algo que faz bastante diferença. É preciso saber liderar e motivar as pessoas para que os objetivos sejam atingidos." 

Crie metas
"Depois que descobriu o que quer fazer é importante desenvolver metas que possam ser cumpridas. Seja no esporte ou em qualquer área. É importante dar um passo de cada vez e dar o melhor de si. Assim, quando menos esperar você estará correndo, rumo ao sucesso!"

Serviço:
21ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte - Pavilhões Azul e Branco
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme - São Paulo-SP
De 13 a 16 de junho, das 13h às 21h (sábado, das 12h às 18h)
Ingresso: R$ 50,00
Site oficial.


Comentários