O empreendedor Wagner Rover viu uma oportunidade de negócio
num item banal, porém, muito presente no dia a dia das pessoas: o saco de pão.
Publicitário por formação, ele se questionava porque ninguém ainda tinha
explorado o potencial de um meio capaz de levar uma mensagem para dentro das
casas dos consumidores e com alto tempo de exposição.
Em 2009, mesmo com a esposa grávida do segundo filho, deixou
o cargo de gerente de marketing de uma grande fabricante de computadores
brasileira para apostar no próprio negócio.
Depois de elaborar um estudo de mercado, levantando
potenciais fornecedores, clientes e agências de propaganda interessadas, ele
lançou, em junho de 2010, a
AZ Direct, empresa curitibana de propaganda em mídia direta.
As embalagens são distribuídas de graça para as padarias e o
lucro da empresa provém, exclusivamente, da venda de anúncios.
Inicialmente, Rover não apostou todas as fichas na venda de
espaços publicitários em sacos de pão. “Era muito arriscado focar em um único
produto, pois, se não desse certo, a empresa fecharia. Então, oferecemos também
anúncios em cabides de lavanderia, caixas de pizza, sacolas de farmácias e de
lojas de conveniência, entre outros”, diz.
Sacos de pão deram
tanto retorno que ganharam empresa exclusiva
A empresa vende o anúncio, cuida da elaboração e produção do
material e faz a distribuição aos estabelecimentos parceiros.
“Antes de completar um ano de mercado, em dezembro de 2011, a AZ Direct já havia
faturado R$ 1 milhão. O produto que mais se destacou foi o saco de pão,
representando 99% do faturamento. Vi que era uma grande oportunidade e, em
2011, criei a DivulgaPão”, declara.
A segunda empresa, especializada na comercialização de
anúncios em sacos de pão, possui um modelo de negócios diferente da AZ Direct.
Por meio de microfranquias com investimento a partir de R$ 8 mil, a DivulgaPão
está presente em todas as regiões do Brasil, atendendo áreas com mais de 80 mil
habitantes.
Pequenos negócios
locais são os principais anunciantes
Rover diz que os maiores clientes da DivulgaPão são micro e
pequenas empresas locais que querem anunciar na sua região de atuação.
“Sabemos que os pequenos estabelecimentos têm pouco dinheiro
para investir em publicidade e, quando o fazem, querem atingir o seu público
direto. Por isso, orientamos o franqueado a separar a região por áreas de 100
mil habitantes, aproximadamente. Assim, o anunciante sabe quem vai receber sua
mensagem”, diz.
A embalagem é dividida em 32 espaços publicitários de
diferentes tamanhos e seus preços variam entre R$ 550 o menor e R$ 12 mil para
ser anunciante único. A tiragem é de 30 mil unidades. O franqueado faz a
seleção das padarias da região e elas passam a receber gratuitamente os sacos.
“É uma parceria positiva para ambos, pois garante a
circulação da publicidade e reduz custos para o estabelecimento”, afirma Rover.
Além disso, as embalagens são coloridas, permitindo a impressão de fotos e
ilustrações, e ambientalmente corretas, pois são feitas com matéria-prima
biodegradável.
No primeiro ano de atividade, de agosto a dezembro, a
DivulgaPão contabilizou faturamento de R$ 500 mil. A previsão para 2012 é
chegar a R$ 1,5 milhão. São mais de 30 franquias no país, com faturamento médio
de R$ 12 mil, e que apostam nos pequenos estabelecimentos locais como
anunciantes.
Paralelamente, o empresário mantém a AZ Direct, que oferece
outras opções de mídias para anúncios, e tem foco de atuação nas capitais e
vendas de espaços para grandes clientes, como Claro, Coca-Cola e Net.
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