Policial confunde bengala com espada e dispara contra cego


A polícia britânica emitiu nesta quarta-feira (17/10) um pedido de desculpas público após um de seus agentes ter disparado uma pistola elétrica contra um cidadão cego, que teve sua bengala confundida com uma espada samurai.

(Imagem ilustrativa)
Na última sexta-feira, Colin Farmer, 61 anos, caminhava "a passos de tartaruga" - como ele mesmo relatou - para se encontrar com alguns amigos em um pub de Chorley, onde acabou sendo abordado por agentes da policia local, os quais haviam recebido uma denúncia sobre um homem que caminhava com uma espada samurai em mãos.


Ao abordar Farmer, um dos policiais achou que a bengala que ele portava, na realidade, era a arma que estavam a procura. Como o suspeito não reagiu aos comandos, o agente disparou sua arma elétrica, que possui uma carga de 50 mil volts.


A vítima caiu no chão e tentou esclarecer, entre gritos, que era cego, mas o agente ainda demorou vários segundos para perceber seu erro.

"Foi como estar apanhado em um pesadelo", declarou Farmer, que durante a confusão chegou a pensar que estava sendo atacado por um grupo de "hooligans".

O cego foi levado pelos próprios policiais ao hospital local, onde, poucos minutos depois, acabou recebendo alta. Posteriormente, os mesmos policiais levaram Farmer ao pub que o mesmo estava a caminho antes de ser interceptado.

O departamento de polícia de Lancaster afirmou "lamentar profundamente" o ocorrido e seu comissário, Stuart Williams, anunciou que o caso seria investigado para não voltar a se repetir. A vítima, por sua parte, informou que deverá mover ações legais contra o corpo de segurança britânico.

Comentários