Caneta inteligente manda anotações do papel ao celular.

A Livescribe Smartpen 3 transcreve seus rabiscos e os envia a um aplicativo no iPad ou iPhone.

Estudos indicam que, ao escrever à mão, você aprende melhor do que digitando. Quem garante é a professora Anne Mangen, da Universidade de Stavanger, na Noruega, após ter feito centenas de testes. É um dos casos em que o método low-tech ainda ganha. Mas você pode acessar as anotações de papel nos seus gadgets: a nova Livescribe Smartpen 3 transcreve automaticamente seus riscos e rabiscos, e os envia a um app para iPad ou iPhone.


Quando você escreve anotações em um caderno Livescribe, ele as envia instantaneamente para o app Livescribe+, disponível para iOS. (O suporte a Android virá em breve.) E ao tocar a caneta no ícone “gravar” do caderno, ele usa seu smartphone (ou tablet) como um microfone.



Ao contrário da segunda geração da Smartpen, esta nova caneta não exige uma conexão Wi-Fi, pois funciona através de Bluetooth. E ela é mais bonita que as versões anteriores: elegante, preta – parece quase uma caneta Mont Blanc.


Uma das funções mais legais da Smartpen 3 é converter automaticamente suas notas escritas à mão para caracteres de computador. E digamos que você escreveu uma data, ou um endereço: ele se torna um link, que você pode então abrir no Calendário ou no Mapas. Além disso, o app permite adicionar fotos e outros arquivos, e converter suas anotações para PDF e compartilhar por e-mail, Dropbox e mais.

Infelizmente, a caneta requer um papel especial para funcionar; felizmente, você pode imprimi-lo em casa – se tiver uma impressora a laser de 600 dpi ou mais.

A Livescribe Smartpen 3 estará disponível em novembro por US$ 150, incluindo a caneta e um caderno de 50 páginas. Por US$ 200, você leva a caneta, um caderno de 100 páginas, um case de couro e um ano de Evernote Premium.

VIA

Comentários