Eles faturam R$ 8 milhões com festas.

Os brasileiros são conhecidos por adorarem uma festa. A Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta) divulgou, em 2015, um estudo que apontou que o mercado de festas e cerimônias atingiu R$ 16,8 bilhões no ano anterior. Dentre as muitas empresas que ajudaram a construir esse número, está a Fishfire Ideas, criada por quatro amigos em 2010.


Guilherme Teixeira, Lourenço Braga, Fabio Di Gregorio - todos com 27 anos - e Pedro Braun, 28, são amigos de infância e já tinham empreendido juntos na marca de roupas SOUL, em 2008. Além de vender camisetas, a empresa começou a organizar eventos e os quatro perceberam que investir nesse tipo de negócio poderia ser uma boa ideia. “Uma hora a gente percebeu que estava fazendo uns 15 eventos em um ano e foi aí que tivemos a ideia de montar uma agência”, conta Lourenço Braga.

Com mais de 100 projetos em seu portfólio, dentre eles o Réveillon de Milagres, a Farofada e o Vale Night, a Fishfire Ideas já possui força no mercado de festas, mas seus sócios enfrentaram vários obstáculos quando a ideia ainda estava nascendo. “Um dos maiores desafios que encontramos foi a desconfiança das pessoas mais próximas de nós. Todo mundo pensava que nós só éramos quatro amigos querendo festejar”, revelou Braga. Para superar isso, tiveram que mostrar seriedade e ainda se juntaram a outro sócio, Pierre Grego, 43.

A Fishfire Ideas também já possui parceria com marcas conhecidas como Corona, 99Taxis e Audi. Braga diz que o primeiro investimento em um evento com o nome do empreendimento não foi tão alto, já que os criadores já tinham contato com algumas marcas por causa da SOUL. “Não investimos mais do que R$ 100 mil”, informou ele.

Em 2015, a agência faturou R$ 8 milhões – o dobro de 2014 - e Braga afirma estar muito esperançoso para esse ano: “Esperamos dobrar novamente esse valor. Para isso, estamos implantando um novo sistema de planejamento para sermos mais rápidos, contratando três funcionários e contando com a ajuda de um consultor.

Para não apostar errado, a Fishfire Ideas realizou pesquisas de comportamento com jovens das classes A e B, para analisar desde seus estilos musicais preferidos até o preço médio que pagariam em um evento. Dentre os dados obtidos, está que 50% dos entrevistados está predisposto a sair pelo menos uma vez por semana e 25% costumam pagar mais de R$ 300 em um convite de festa.

A diversidade dos eventos que eles organizam fica clara quando se compara a Farofada – festa com muito samba, atrações musicais e DJs – com a Vale Night, mais conhecida pela variedade que vai do rock clássico até o funk.

Para aqueles que gostariam de empreender, Lourenço aconselha: “É bom saber separar a parte pessoal da profissional. O empreendedor sempre é o cara que trabalha mais e deve abrir mão de muitas coisas. Não é o caminho mais curto, mas traz ótimos resultados.

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Comentários

marcenaria sueth disse…
Esta ai uma coisa que minha irmã Deyse Lucia gostaria muito de fazer. Alem de trabalhar com cabelho e maquiagem no seu salão ela adora uma festa!