Para quem ama Photoshop (1)

Uma das armas no mundo da Arte Gráfica são as imagens em VETORES ou VETORIAIS
Estou postando hoje um pouco de informação e uma dica de um site que particularmente acho fantástico e cheio de boas idéias. Ideal para iniciantes.

VECTOR PORTAL é um site aonde você encontra brasões de todos os times de futebol e de outras modalidades esportivas além de idéias para logotipos, cartões de visita e arte em geral. Vale a pena ver e baixar seus modelos.



Desenho vetorial
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em computação gráfica pode-se classificar uma imagem, em relação à sua origem, de duas formas distintas:

Desenho vetorial, que se baseia em vetores matemáticos;
Raster, que não é mais que a descrição da cor de cada pixel;

Em computação gráfica, imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho. Cada linha descrita em um desenho vetorial possui nós, e cada nó possui alças para manipular o segmento de reta ligado a ele.

Por serem baseados em vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço em mídias de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster que utilizazam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vetorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.

Existe um tipo especial de imagem, gerada por computador, que mistura os conceitos de ambos tipos: o cálculo matemático (escalável por natureza) e imagem raster: as imagens fractais.

Formatos comuns de imagem vetorial
SVG - Padrão para gráficos vetoriais recomendado pela W3C
CDR - Formato proprietário da Corel(R)
AI - Formato Adobe Illustrator
EPS
CMX
WMF - Windows Meta File (Meta-arquivo do Windows)

Ele é Blogueiro, Designer gráfico e Palestrante... Auditório, ele é bom ou não é?!?!?

COMPARTILHAR

POSTAGENS RELACIONADAS

Próxima
« Voltar
Anterior
Próxima »
A reprodução do conteúdo deste blog é permitida e incentivada, desde que citada e linkada a sua fonte.
Todas as postagens aqui são linkadas.