Teste em refrigerantes encontra benzeno em sete produtos

SÃO PAULO - Um teste feito com 24 refrigerantes mostrou que sete deles continham benzeno, uma substância cancerígena, resultado da reação entre os ácidos benzóico e ascórbico, também conhecido como vitamina C.

O teste foi feito pela Associação de Consumidores Pro Teste, sendo que a maioria dos sete produtos com benzeno são laranjadas. Em duas delas, na Fanta Laranja Light e Sukita Zero, o limite estava acima do recomendado para um consumo saudável.

Além desses produtos, também apresentaram benzeno os refrigerantes Fanta tradicional, Sukita tradicional e Sprite Zero, além do Dolly Guaraná tradicional e Diet. Porém, nesses casos, a quantidade encontrada foi considerada aceitável. Segundo a Pro Teste, para resolver o problema, os fabricantes devem substituir o ácido benzóico por outro que não reaja formando benzeno.

Corantes artificiais
Outro problema encontrado nos refrigerantes foi a presença de corantes não recomendados ao público infantil. O amarelo tartrazina, presente nas bebidas de uva, pode causar alergias. Já o amarelo crepúsculo, presente nas de laranja, foi proibido em vários países da Europa por causar hiperatividade.

A entidade informou que irá notificar a Anvisa e o Ministério da Agricultura para que haja uma legislação proibindo a presença de benzeno nas bebidas em quantidade superior a permitida na água potável e de corantes impróprios para as crianças.

Com a conclusão do teste, a Pro Teste afirma que o consumo de refrigerantes deve ser evitado, pois só oferecem açúcar e nenhum nutriente, aumentando os riscos de ganho de peso e obesidade infantil. Para os adultos, a entidade ressalta que o consumo não deve ser superior a dois copos diários de 200 ml, para evitar problemas.

Por: Roberta de Matos Vilas Boas
05/05/09 - 16h20
InfoMoney

Comentários