Geração de empregos é recorde em janeiro



País abre 181.419 vagas com carteira assinada; indústria lidera

Com a contratação recorde na indústria, país registrou a abertura de 181.419 empregos formais em janeiro, o melhor resultado para meses de janeiro desde 1992, quando o Ministério do Trabalho começou a fazer o levantamento do Caged.

O número ficou bem acima do recorde anterior , de 142,9 mil empregos de janeiro de 2008. No primeiro mês de 2009, foram fechadas 101,7 mil vagas, com a crise global.

Além da indústria, que criou 68,2 mil vagas no mês passado, os serviços e a construção civil também registraram recordes históricos na contratação de pessoas com carteira assinada.

Turismo e construção 

Puxado pelo turismo, o setor de serviços abriu 57.889 postos de trabalho, enquanto a construção gerou 54.330 vagas. Apenas a administração pública e o comércio, por conta das demissões de temporários, tiveram fechamento de vagas em janeiro.

"Com o fim da crise e os estoques baixos, a indústria começou a contratar fortemente. É a demonstração do crescimento da economia", disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Ele prevê que o mercado de trabalho terá em 2010 o melhor desempenho da história, com a criação de 2 milhões de vagas formais.

Segundo analistas, a pujança da contratação em janeiro, porém, aumenta as chances de alta dos juros. Mas, para Lupi, um eventual aumento das taxas não comprometerá a meta de emprego no ano.l



Destak

Comentários