Telefónica quer cobrar Google pelo uso de sua rede


A REDE - 08/02/2010 - A discussão sobre o uso das redes de telecomunicações pelos sites de busca, com uma possível cobrança pelas telcos, tem sido tema de debate já há algum tempo nos Estados Unidos. Agora, ganha fôlego na Europa, com as declarações do presidente da Telefónica, César Alierta. Segundo o jornal El País, Alierta defende que o Google e outros sites de busca que quiserem fazer negócios na Internet cedam uma parte (dos lucros) para as operadoras, por usarem sua infraestrutura. É a primeira vez que o presidente de uma grande operadora europeia expõe abertamente seu ponto de vista. "Usam nossa rede e não pagam nada. Essa situação vai mudar", afirmou Alierta.

A idéia defendida por Alierta é compartilhada por muitos de seus colegas, segundo o jornal espanhol. As operadoras estimam que terão que investir € 300 bilhões em novas redes de banda larga na Europa para suportar o crescente tráfego de internet -- em parte para suportar os serviços de empresas como Google e Yahoo -- e alegam que não é justo assumirem esse custo, fazendo sozinhas um investimento do qual os sites de busca vão se beneficiar.

O presidente da Telefónica também afirmou que a operadora aposta no negócios de aplicativos e disse que quer converter a empresa em uma plataforma de venda de aplicativos, a exemplo da loja da Apple. "O que vai mudar radicalmente nos próximos meses é que as plataformas dos operadores vão estar abertas e a da Telefónica está aberta para qualquer um que tenha uma idéia, uma aplicação e um serviço", afirmou o executivo. (Do Tele.Síntese, com informações do El País)

Comentários