No mundo corporativo, os profissionais são
constantemente avaliados, seja pelos chefes, seja pelos demais membros da
equipe. A avaliação é 360°, ou seja,
está sendo observada desde a entrega e relevância do seu trabalho até a forma
como você se comporta no dia a dia da empresa.
Quando o assunto é comportamento, a lista de posturas
desagradáveis pode se estender por páginas e mais páginas. Aqui, no entanto,
listamos aquelas 10 atitudes que o profissional deve evitar ao máximo, de
acordo com as sugestões e conselhos do Diretor
da Bazz Estratégia e Operação de RH, Celso Bazzola.
Veja 10
comportamentos mais desagradáveis no mundo corporativo
1 - Concorrência
de mercado desleal – o primeiro comportamento altamente desagradável
no mundo corporativo é a tentativa de autopromoção por meio mecanismos
injustos. Exemplo dessa postura é se aproveitar de uma amizade interna com um
gestor para que suas ideias tenham prioridade em algum projeto. Utilizar sua
equipe como ferramenta de autopromoção também é visto como uma atitude
antiprofissional e facilmente identificável.
2 - Recusa em
aceitar desafios - as empresas são dinâmicas, o mercado exige pessoas
competentes, interessadas e voltadas para resultados. Nesse sentido, desafios
serão constantemente propostos e não aceitá-los é confirmar que você não tem
interesse no sucesso da empresa.
Bazzola lembra que o pensamento ‘eu não fui contratado e não
ganho para isso’ nem sempre é válido. Fazer parte de um projeto novo, mesmo que
tenha de trabalhar mais, sem que haja inicialmente um retorno financeiro, pode
trazer muitas outras recompensas, sobretudo no que diz respeito ao aprendizado
e à experiência.
3 - Denegrir
colegas de trabalho – ponto inquestionável, quando o assunto é
comportamento desagradável no mundo corporativo. Falar mal de colegas de
trabalho tem implicações tão profundas que pode até motivar acusações de
assédio moral.
Denegrir a imagem de outros colaboradores mostra imaturidade
e comportamento antiprofissinal, comenta Bazzola.
4 – Individualismo –
existem dois tipos de individualistas: aqueles que são assim, pois têm
problemas em dividir tarefas, ou seja, não desenvolveram tal competência, e
aqueles que adotam esse tipo de postura para 'se mostrar', anunciando em todas
as oportunidades que ele é o "faz tudo", que só ele tem capacidade
etc.
No primeiro caso, a solução é simples: desenvolva a
habilidade de trabalhar em equipe.
No segundo caso, é preciso que o profissional entenda que a
empresa está voltada para resultados e não para os empregados. Ou seja, é
preciso que haja velocidade e o individualista sempre pode travar os processos,
então, por mais que você seja capaz de fazer tudo, sua individualidade em
excesso vai sempre ser um ponto negativo.
5 - Falta de
humildade – o problema da falta de humildade dentro de uma equipe é
que esse tipo de atitude geralmente cria conflitos e causa desmotivação.
6 - Ser
intolerante e inflexível – esse comportamento mostra que você não sabe
receber críticas. De acordo com Bazzola, “profissionais intolerantes sabem que
estão errados, mas mesmo assim não estão dispostos a mudar”. Lembre-se de que
esse não é o tipo de profissional que as empresas querem.
7 - Não assumir
suas falhas - quando um problema ocorre e um projeto, por exemplo, não
sai conforme o esperado, todos sabem exatamente onde foi o problema. Tendo isso
em mente, não assumir suas falhas, pensando em não abalar sua imagem, não vai
ajudar em nada.
A atitude profissional nesse caso é assumir as falhas e
sugerir formas de reverter os danos, assim, o colaborador mostra que está
aberto.
8 - Expor
assuntos confidenciais da empresa – mal intencionado ou simplesmente
por falar demais, expor assuntos confidenciais sempre pode colocar o
profissional em uma péssima situação dentro da empresa.
Se a estratégia for adotar esse tipo de comportamento para
conseguir um espaço ou uma oportunidade no concorrente, saiba que a própria
empresa interessada em suas informações não vai avaliá-lo como um profissional.
9 - Não
valorizar contribuições de colegas - muitos profissionais simplesmente
desconsideram a opinião e as ideias dos demais colegas. Isso novamente gera
desmotivação, justamente o que as empresas não querem. Mesmo que uma sugestão
exposta não seja do seu agrado, há formas e formas de expressar sua opinião.
Portanto, tenha sempre cuidado ao falar e, antes de rejeitar algo, mostre que
teve a preocupação de analisar a ideia.
10 - Não ter
pontualidade na entrega de compromissos – as empresas contam com seus
profissionais e com a entrega dos seus trabalhos. Atrasar-se para uma reunião
ou deixar de entregar trabalhos, cuja entrega você já havia confirmado, mostra
claro descaso com suas obrigações e também pode dar sinais de incompetência.
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