Atualmente, não basta você ser um cara criativo e talentoso
se o seu local de trabalho não permite que as ideias aconteçam. Com o mercado
cada vez mais exigente e competitivo, saber usar o melhor de cada funcionário é
uma premissa fundamental. O líder precisa promover um ambiente que incentive o
processo criativo diariamente e não apenas quando aparece um desafio ou um
problema.
Um dos estudos mais conhecidos sobre ambientes
organizacionais criativos é o de Goran Ekvall, professor da Universidade de
Lund, na Suécia. Segundo o autor, podemos indentificar três áreas que reúnem as dimensões
organizacionais influenciadoras da criatividade: recursos, motivação e
exploração. Respondas as questões abaixo e veja em qual parâmetro a sua empresa
merece destaque (positivo ou negativo) no que diz respeito a ambiente criativo.
Recursos
- Tempo para pensar: os funcionários têm tempo para pensar antes de agir?
- Apoio a ideias: há recursos suficientes para que as ideias novas saiam do papel?
- Desafio: em que medida os funcionários setem-se desafiados, emocionalmente envonvidos e comprometidos com o trabalho?
Motivação
- Confiança e abertura: as pessoas se sentem seguras para dizer o que pensam e expressar pontos de vista diferentes?
- Descontração e bom humor: em que medida o local de trabalho é descontraído? Quantas risadas são dadas por dia na sua área?
- Conflitos: em que medida as pessoas gastam o seu tempo em conflitos interpessoais?
Exploração
- Debates: em que medida ocorrrem debates entusiasmados sobre problemas? É permitido discordar? Elas brigam por ideias ou “picuinhas”?
- Disposição para assumir riscos: o que acontece com as pessoas que erram?
- Liderdade: qual o grau de liberdade dos funcionários para decidirem como fazer seu trabalho?
A Dicaduka é que a construção de um ambiente
criativo é um processo contínuo, e o comportamento do líder é fundamental para
que essa cultura de valorização da criatividade floresça. Lembre-se: é o que o
líder faz, e não apenas o que ele diz, que esse ambiente é cultivado.
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