Preconceituosos do Twitter usam sistema para turbinar número de seguidores


Um perfil com milhares de seguidores chamou a atenção dos usuários do Twitter nesta segunda-feira (12) por fazer posts preconceituosos. O perfil identificado como Karine Melchior (@KarineMelS2) conta com 16 mil seguidores e posta conteúdo contra negros. Em uma hora, o perfil recebeu cerca de 25 respostas de outros usuários da rede.
- Ai, sério gente, sem brincadeira agora. Jamais ficaria com um garoto negro, acho simplesmente eles nojentos... tudo menos negro.

Ferramentas de métricas do Twitter demonstram que o perfil de Karine Melchior foi provavelmente criado por hackers. Sites como Twitter Counter, Twitalyzer e Twitaholic passaram a captar os posts dela a partir desta segunda-feira ou ainda não tem dados – fato raro para um perfil com tantos seguidores.

Outro fato que aponta que o perfil usou script é a idade. O TweetDeck, programa que integra várias redes sociais e dá ferramentas, diz que @KarineMelS2 foi criado no dia 22 de setembro deste ano. Raramente uma pessoa que não é figura pública consegue tantos seguidores em tão pouco tempo.

O uso de script (espécie de núcleo de programas que executam tarefas em um computador) para conseguir seguidores é técnica comum para anabolizar perfis. Há empresas que cobram para dar mais seguidores para um usuário com essa técnica.

Na sexta-feira (9), o perfil de Sophia Fernandes, então com 36 mil seguidores, fez uma campanha contra os nordestinos. Nesta segunda-feira, o perfil conta com apenas 1.612 seguidores e avisos de que o perfil foi supostamente hackeado pelo grupo Annonymous. O perfil de Sophia também contava com crescimento fora do normal.

Assim como no caso de Sophia, o perfil de Karine está gerando reações iradas entre os usuários da rede social.

No final de semana, corriam rumores pelas redes sociais de um novo ataque hacker. Dessa vez, seria o perfil @H4x0rBRNews, que atualmente está fora do ar e chegou a ter mais de 40 mil seguidores sem nenhum tuite.

A reportagem  manda e-mails para a assessoria de imprensa nos EUA a fim de obter um comentário oficial sobre o assunto desde a sexta-feira, mas até o momento, não houve resposta. Ambos os casos aconteceram depois que o Twitter reformulou sua página.

Comentários