Uma dica importante é não ficar preso apenas àquilo em que
você é bom; vá mais longe e assuma desafios

Embora sujeito a diferentes abordagens e teorizações (o que dificulta uma definição plenamente aceita), é importante compreender que o conceito de competência (como de fato acontece com todos os conceitos) difere da palavra competência tomada em seu sentido cotidiano, fora do ambiente corporativo.
No cotidiano, utiliza-se a palavra competência associada à
capacidade de resolver problemas, aptidão e habilidade. Estas atribuições dão
conta apenas de uma atitude reativa e não contemplam a característica proativa,
e mais abrangente, que o conceito assume no ambiente de negócios.
Para o sociólogo francês Philippe Zarifian, competência é
"tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações
profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático
de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida
que aumenta a diversidade de situações".
Esta conceituação de Zarifian é fundamental na distinção
entre o caráter reativo das associações feitas à palavra competência e o
caráter proativo do conceito de competência tal qual é utilizado no universo
corporativo.
Assim, competência engloba habilidade, mas não se restringe
a ela, ultrapassando a mera questão técnica de capacidade de operacionalização.
Da mesma maneira, competência engloba atitude, mas não se restringe a ela, pois
competência pressupõe ação adequada e não simplesmente ação!
Competência pressupõe uma ação que agregue valor diante de
novas situações.
Assim, podemos compreender a composição do conceito de
competência, através de critérios objetivamente mensuráveis, como o exercício
proativo e simultâneo de:
1. Saber conceitualmente (qualificação) - conhecimento
2. Saber fazer (experiência funcional) - habilidade
3. Saber agir (capacidade de obter resultados) – atitude
2. Saber fazer (experiência funcional) - habilidade
3. Saber agir (capacidade de obter resultados) – atitude
Portanto, competência pode ser entendida como uma ação
fundamentada e assertiva frente a novos desafios! Esta ação dever agregar valor
econômico para a organização e social para o indivíduo. Competência é um
potencial disponível para enfrentar os desafios futuros.
Dentro do universo de negócios, o conjunto das competências
desejadas deve estar alinhado com a estratégia adotada, o que explica que além
de alguma competência em comum, cada segmento de negócios demandará por
competências específicas, assim como cada organização, em função da sua
estratégia. O conceito pressupõe produtividade e adequação a cada realidade de
negócios.
Competência é a qualidade de ser adequado e bem qualificado
física e/ou intelectualmente frente a desafios. É a capacidade de tomar
decisões bem informadas e coerentes. Contempla grupos de habilidades, atitudes
e conhecimentos necessários para a realização eficaz de tarefas. Refere-se a
ações e comportamentos identificados pelas lideranças como efetivas
contribuições na implementação da mudança; estes comportamentos são necessários
para um desempenho satisfatório ou excelente em qualquer desafio profissional.
Contudo, evite as armadilhas competência. Não fique preso
apenas àquilo em que você é bom; vá mais longe e assuma desafios. A atitude de
ampliar continuamente suas competências será sempre a maior de todas elas.
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