Cinco dicas para sua empresa não errar nas redes sociais.



Que participar das redes sociais é hoje fundamental para atrair novos consumidores e divulgar um negócio, a maioria dos empreendedores já sabe. Mas ainda há muito desconhecimento na hora de criar uma estratégia para o mundo virtual. Principalmente porque novas redes surgem a cada dia, agregando usuários com perfis e objetivos diferentes. 

Para você não errar mais, elaboramos um guia com cinco dicas para sua empresa. Confira:

:: Crie uma estratégia
Antes de entrar nas redes sociais, pense no público que deseja atingir e que tipo de resultado espera com a ação. O Facebook, por exemplo, já ultrapassou o Orkut em número de usuários e em popularidade entre os brasileiros, mas o Orkut ainda é um importante canal de contato com o público das classes C e D. Portanto, não deve ser descartado como ferramenta pelas empresas que visam esse público-alvo.

:: Ofereça conteúdo
Já ouviu falar no Pinterest? A rede de compartilhamento de imagens assemelha-se ao formato de negócio do Facebook. Porém, o conceito é completamente diferente. Para usar a rede a seu favor, o pequeno empresário deve saber que o Pinterest não é um local para você publicar imagens e informações dos seus produtos - ele deve ser usado, analisam especialistas, para você mostrar o estilo da sua empresa, naquilo que ela acredita. Em outras palavras: promova a imagem do seu empreendimento, não os seus produtos. O mesmo conceito funciona também no Twitter e Facebook. Empresas que utilizam seus blogs e sua página na rede criada por Mark Zuckerberg para oferecer conteúdo e não apenas fazer propaganda de seus produtos e serviços.

:: Ouça as pessoas
Antes de criar um perfil nas redes sociais, a empresa deve ouvir o que seus clientes têm a dizer. “As empresas entram nessas redes tentando estabelecer muito rápido uma rede de seguidores, quando a primeira coisa a ser feita é ouvir”, diz o consultor de  marketing digital e autor do livro “A Bíblia do marketing digital”, Cláudio Torres. “Na rede social as empresas não são o que elas acham que são, mas sim o que os consumidores enxergam nelas.” Dessa forma, é possível saber a melhor forma de dialogar com seus seguidores.

:: Crie um relacionamento
As mídias sociais são um canal de conversa e não de monólogo. Por isso é importante que a empresa interaja com sua comunidade, esclareça dúvidas e reclamações que possam aparecer nessas páginas. Ignorar o consumidor só vai fazer com que ele perca a confiança no negócio. E não adianta tentar esconder comentários negativos ou falhas do negócio. “A internet não é um ambiente manipulável”, afirma Torres.

:: Faça promoções e concursos
Uma forma de engajar os usuários das redes sociais com a sua empresa é criando promoções e concursos, que podem ajudar não só a aumentar a audiência, como também a gerar interação e atrair novos consumidores. O Foursquare, por exemplo, pode ajudar pequenos estabelecimentos comerciais a ganhar, sobretudo, status.

“Como as pessoas só fazem check in em lugares bons, a empresa precisa trabalhar o posicionamento da sua marca”, diz o professor de redes sociais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Alexandre Marquesi.Uma das formas de chamar a atenção dos clientes mais utilizadas na rede e que pode ser adotada pelas pequenas empresas é oferecer prêmios para o mayor (prefeito) do estabelecimento – título dado ao consumidor que frequenta mais vezes o lugar – como um café gratuito ou uma diária grátis em um hotel, por exemplo.

Outra boa estratégia é acompanhar o comportamento do cliente do foursquare em outras mídias sociais e ver como outras pessoas interagiram com o check in realizado pela pessoa no estabelecimento. No próprio site da ferramenta há uma página para empresas com dicas sobre como usar o Foursquare.

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