Pornografia gastronômica?



Só olhar não engorda, certo?
Bom, mais ou menos. 

A Dra. Kathleen Page apresentou recentemente uma pesquisa sobre como os sistemas de recompensa do cérebro interagem com a ingestão de açúcar e imagens de comida.

Ela estudou 13 pessoas obesas, mulheres hispânicas com idade entre 15 e 25 anos, que passaram por uma ressonância magnética enquanto observavam as imagens. As ilustrações eram de alimentos com altos índices calóricos, baixas índices e ilustrações sem alimentos. 

Sempre que as pessoas olhavam para imagens de comida as áreas do cérebro que se destacavam estavam ligadas à recompensa e aumentaram o apetite – e isso acontecia com mais frequência quando as ilustrações eram de alimentos de alto índice de calorias. Além disso, os participantes receberam 50g de frutose ou glicose, o que também aumentou a fome e o desejo por alimentos salgados.

A pesquisadora acredita que olhar imagens de comida e ingerir açúcar faz com que as pessoas sintam mais fome. Segundo ela, a generalização da adição de açúcar nos alimentos pode ser a causa de muitos problemas. “Essa pesquisa sugere que adicionar adoçantes pode ser uma das causas da obesidade.”

Comentários