Encontrados primeiros fosseis de dinossauros com plumas


Cientistas encontraram no Canadá os primeiros fósseis - de 75 milhões de anos - de dinossauros com plumas na América do Norte, segundo estudo publicado esta quinta-feira na revista científica americana Science.

Até agora, fósseis deste tipo tinham sido encontrados em China e Alemanha.


"Esta descoberta (na província canadense de Alberta) é realmente animadora porque é a primeira vez que espécimes de dinossauros emplumados são encontrados no continente americano", comemorou Darla Zelenitsky, professora adjunta de paleontologia na Universidade de Calgary, principal autora do estudo.

"Além disso, ao contrário de muitos esqueletos conhecidos de ornitomimídeos (nr: imitadores de aves) que se pareciam aos atuais avestruzes, estes espécimes também são os primeiros a revelar que os dinossauros eram cobertos de plumas como vários outros grupos de dinossauros terópodes", acrescentou.

Estes cientistas encontraram vestígios de plumas fossilizadas nos esqueletos de um jovem ornitomimídeo e de dois animais adultos.

Segundo os autores do estudo, a descoberta permite supor que todos os dinossauros orntomimídeos tinham plumas.

Os três espécimes encontrados também revelam mudanças na plumagem destes dinossauros ao longo de sua vida.

"Estes dinossauros eram cobertos por uma espécie de penacho durante parte de sua vida e desenvolviam penas maiores debaixo das patas dianteiras para formar algo como asas mais adiante, na idade adulta", explicou Darla Zelenitsky.

"Estas características diferem daquelas observadas nos pássaros cujas asas se desenvolvem geralmente quando muito jovens, pouco depois de saírem do ovo", explicou.

A descoberta de asas em dinossauros grandes demais para voar indica que estas estruturas não eram destinadas ao voo, mas talvez à sedução, à reprodução ou para chocar os ovos, segundo os cientistas.

Comentários