Dono de cantinas escolares defende recreios mais longos

O empresário Julio Cesar Salles, o tio Julio, é dono de 183 cantinas escolares espalhadas por todo o país, a maioria no eixo Rio-São Paulo. Ele defende que alunos tenham mais tempo de intervalo para escolher o que comer e brincar, queimando calorias.

"Neste ano, a rede vai fazer uma conscientização com os diretores para mostrar que o tempo de intervalo é muito pequeno para garantir uma boa alimentação. Em 15 minutos é impossível sair da classe, pegar uma fila, escolher um produto, consumir, ir ao banheiro e voltar para a aula."

Para o empresário, não sobra tempo nem para os alunos "darem um sorriso"."Teria de ter 30 minutos, no mínimo. Assim, o aluno poderia ter mais tempo para a escolha de seus alimentos, além de poder brincar, correr com os amigos e ser criança."

GADO

Também na avaliação da pedagoga Ângela Soligo, doutora pela Unicamp, o intervalo é muito breve. "Criança não é gado, que você abre a porteira e ele sai correndo atrás do alimento. Recreio é para a convivência, para compartilhar e para brincar. "

Nas cantinas do tio Julio não são vendidos chicletes, salgados fritos e, em 20 unidades, após acordo entre pais e escola, não há refrigerantes. Os atendentes são orientados a insistir até três vezes para que o aluno escolha um alimento saudável. Caso a criança recuse, é servido o que ela pediu.

VIA

Veja também: Pais adotam cartão pré-pago para vetar 'porcarias' no lanche escolar em SP

Comentários