Cresce o desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets.

O domínio dos smartphones faz nascer uma nova atividade tecnológica: o desenvolvedor de aplicativos.


O mundo presencia hoje o nascimento de um novo mercado: o de desenvolvimento de aplicativos destinados exclusivamente a smartphones. Seja procurando hotspots de internet sem fio, o melhor trajeto para um endereço ou atualizando seu status no Facebook, atualmente existe uma infinidade de aplicativos, com os mais diversos usos.

O crescimento gira principalmente em torno do iPhone e da abertura da Apple Store para aplicativos de terceiros, em julho de 2008, gerando a criação de 140 mil aplicativos, segundo o site da BBC. Mas é claro que atualmente os programas estão difundidos, muitos disponíveis para vários aparelhos, como BlackBerry, Microsoft, Google, Samsung e Nokia.

Mesmo que para o usuário brasileiro a compra de aplicativos ainda não seja uma prática recorrente, sua facilidade de compra e preço (a maioria custa menos de U$ 10) são grandes atrativos para quem vive nos Estados Unidos e Europa, principalmente. Ainda de acordo com a BBC, esse mercado já vale quase 2,5 bilhões de dólares.

Um exemplo desta expansão é o jogo para iPhone/iPod Touch Pocket God, disponível na Apple Store por U$ 0,99. É um jogo simples, segundo seu co-criador, Dave Castelnuovo. Ele afirma que sua intenção com o game era conseguir algum dinheiro para desenvolver um “jogo de verdade”, mas Pocket God tem hoje mais de 2 milhões de downloads, conta a agência de notícias inglesa.

Muitos acreditam que o crescimento do mercado de aplicativos depende do sucesso do iPad, e veem o novo aparelho da Apple como a plataforma de última geração para rodá-los. A empresa recentemente liberou o kit de desenvolvimento para aplicativos do iPad, disponível na página apple.com/ipad/sdk .

VIA

Comentários