A internet tomará conta da sua casa.


A tecnologia que conecta eletrodomésticos, carros e casas através de smartphones


Já imaginou sua casa inteira conectada à internet? Pois isso está mais próximo de acontecer do que nunca. Muitos eletrodomésticos e eletrônicos em geral já fazem parte da interação virtual para poder facilitar a vida de todos, algo que se tornará cada vez mais popular num futuro bem próximo.

Segundo especialistas em tendências tecnológicas, em alguns anos um lar inteiro será controlado por smartphones e tablets como se fossem controles remotos. Atos simples como acender uma lareira, apagar a luz de um cômodo, climatizar o ambiente, controlar a máquina lavadora de roupas, fogão, geladeira, televisão, e muitos outros objetos já são possíveis de serem realizados por meio de um smartphone. Inclusive fechaduras eletrônicas podem ser destravadas através de smartphones e alarmes estarão diretamente conectados, assim se o aparelho perceber algo de estranho mandará uma mensagem, direto para o seu celular.

Enquanto essas casas conectadas não se popularizam no Brasil, muitas marcas já estão investindo em produtos tradicionais como geladeiras, fogões e até automóveis com conexão à internet.

Eletrodomésticos interativos
A geladeira RF4289 fabricada pela Samsung pode ser o sonho de consumo de todas as pessoas, isso porque ela, quando associada à internet, tem a capacidade de fazer uma lista com a quantidade de produtos colocados e a validade de cada um. Ou seja, quando algo estiver faltando algo ou se estragando o aviso será imediato.

Mas a interatividade não para por aí: com uma pequena é possível deixar recados para qualquer pessoa da casa, baixar receitas em aplicativos e até twittar enquanto cozinha. Também é possível ouvir música, ler notícias e se informar sobre a previsão do tempo. Com um dispositivo móvel você controla a temperatura do eletrodoméstico.

O projeto de fogão “inteligente” da Brastemp, o Ative! Smart Cook da Brastemp, por sua vez segue a mesma linha de tecnologia da geladeira. Este forno duplo, quando conectado à internet, pode ter suas funções controladas por um smartphone ou tablet, além de contar com funções para auto programar o tempo e temperatura de acordo com a receita especificada.

Smart TV

É impressionante como ficou fácil conectar televisão e celular. As Smart TVs têm inúmeras configurações e funções que permitem interatividade dinâmica para o usuário, como nos modelos da Samsung que possuem processadores potentes (Dual Core ou Quad Core) com Wi-Fi integrado para a alta conexão do aparelho. Você pode assistir a seus programas favoritos, fazer downloads e navegar pelas redes sociais, tudo simultaneamente.

Esses modelos ainda disponibilizam o recurso Screen Mirroring que liga a TV junto a um smartphone compatível. Assim, tudo o que estiver na tela do seu celular vai aparecer na imagem do televisor, como fotos, vídeos, músicas; o contrário também é possível, como ver um jogo de futebol, novela ou qualquer evento no seu dispositivo móvel. Desta forma, você poderá andar pela casa assistindo o que deseja, ou seja, menos fios e mais velocidade em sua casa.

Carros conectados

Os carros conectados à internet representam, nos dias atuais, cerca de 10% da totalidade em todo o mundo, mas infelizmente estes modelos de luxo não são encontrados ainda no Brasil. Há uma projeção bastante otimista que em aproximadamente pouco mais de 10 anos, esse número aumente para 60%, com a tecnologia utilizada em carros populares com preços mais acessíveis.

Por conta da conexão com a internet, o automóvel irá interagir com o motorista, alertando sobre consumo de combustível, se a gasolina ou álcool não acabará no meio do trajeto, e até se alguma peça está danificada. Ele ainda dá dicas de oficinas de credibilidade para o conserto e informa a localização do posto de abastecimento mais próximo. Também há uma conexão entre carro e celular, pois se o motorista está ocupado, automaticamente o viva voz do veículo é acionado.


É surreal e ao mesmo tempo animador pensar que estes eletrônicos estão cada vez mais perto das nossas rotinas. Então, por qual inovação você espera ansiosamente para facilitar sua vida?

VIA

Comentários