Inovações tecnológicas que mudaram a educação.

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano, e a tendência é levá-la cada vez mais até as salas de aula. Confira 6 novidades tecnológicas que já estão mudando a educação mundial

A tecnologia está extremamente presente em nossas vidas e a tendência é que cada vez mais atividades envolvam novidades digitais, inclusive a educação. O grande desafio atualmente é encontrar formas de incluir a internet, seus aplicativos e softwares de forma construtiva nas salas de aula, melhorando a experiência do aprendizado. A seguir, descubra 6 novidades tecnológicas que mudaram a educação pelo mundo:

1 – Google Glass

O que é: o Google Glass é um computador portátil em formato de óculos que permite o acesso à internet e a gravação de vídeos.

Como mudou a educação: o cirurgião Rafael Grossmann entrou numa sala de cirurgia usando os óculos e enviou em tempo real o vídeo para os seus alunos para que eles pudessem enxergar o mesmo que ele. Grossmann também criou um Google Hangout (Google App para videoconferências) e respondeu as dúvidas sobre o que ele estava fazendo a cada momento da operação. Graças à essa tecnologia, os alunos tiveram contato com algo que, em outros tempos, seria impossível até que se graduassem.

2 – SCARLET

O que é: SCARLET significa Special Collections using Augmented Reality to Enhance Learning and Teaching – numa tradução livre "Coleções Especiais utilizando Realidade Aumentada para melhorar a aprendizagem e o ensino". Trata-se de um aplicativo que permite a exploração de manuscritos italianos pré-modernos.

Como mudou a educação: estudantes da Universidade de Manchester, no Reino Unido, utilizam o aplicativo para fazer anotações digitais nos manuscritos, o que facilita bastante o aprendizado já que seria impossível fazer anotações à caneta em documentos históricos.

3 – Cat Academy App

O que é: um aplicativo que utiliza imagens de gatos executando ações (comendo, por exemplo) e as associa a frases em espanhol.

Como mudou a educação: o cérebro consegue armazenar mais facilmente informações quando estabelece ligações entre dados e imagens, e é exatamente isso que o aplicativo faz facilitando o aprendizado da língua espanhola.

4 – Impressoras 3D

O que é: uma impressora que consegue criar objetos de plástico e outros materiais.

Como mudou a educação: este tipo de impressora está sendo colocada em várias escolas do mundo, nas quais professores serão treinados para usá-las da melhor forma e deverão repassar seus conhecimentos para os alunos.

5 – EVS

O que é: um sistema de voltagem eletrônica usado por professores para testar os conhecimentos dos estudantes.

Como mudou a educação: uma pergunta é feita e os alunos selecionam o número da resposta que consideram correta. A opção escolhida aparece na lousa, e a correta fica iluminada. Em seguida, o professor esclarece possíveis dúvidas da classe garantindo a participação efetiva até dos mais tímidos pois as escolhas são anônimas.

6 – Gravação de aulas

O que é: software que permite a gravação de aulas

Como mudou a educação: todas as aulas podem ser gravadas e assistidas quantas vezes for necessário permitindo que o aluno tenha uma experiência de aprendizado no seu próprio tempo.

VIA

Comentários