É oficial: Nokia confirma o fim do sistema operacional Symbian.

A Nokia oficializou, durante o anúncio dos resultados da empresa para o primeiro trimestre de 2013 nesta quarta-feira (23), que não fabricará mais celulares com o sistema operacional Symbian.


"O Nokia 808 Pureview, um dispositivo que demonstra nossas capacidades em imagem e chegou ao mercado na metade de 2012, foi o último dispositivo com Symbian fabricado pela Nokia", disse a empresa, em comunicado.

O 808 PureView, com sua famosa câmera com sensor de 38 megapixels, foi o último aparelho com o sistema anunciado após a parceria da Nokia com a Microsoft.

O sistema Symbian, lançado na década de 1990, fez muito sucesso no Brasil em aparelhos como N95 e N97, que já ofereciam algumas funções hoje encontradas nos smartphones, como acesso à e-mails, navegação na web e aplicativos mais simples.


Contudo, após a parceria firmada entre a Microsoft e a Nokia, o sistema foi deixado de lado, já que a Nokia adotou o Windows Phone como plataforma principal para sua nova linha de smartphones, chamada Lumia. Atualmente, a Nokia já lançou seis smartphones com Windows Phone no mercado, três deles no mercado brasileiro.

Linha Asha

O Symbian também não foi mantido pela Nokia para sua linha de feature phones, celulares mais simples, mas com acesso à aplicativos de redes sociais. Para os produtos da linha Asha, a Nokia desenvolveu um sistema operacional proprietário, o S40, que foi otimizado para aparelhos com tela sensível ao toque. Atualmente, a linha Asha é responsável por puxar a venda de celulares da Nokia em todo o mundo.

VIA

Comentários