Quem de ‘#GameOfThrones’ você é no trabalho?

Game of Thrones tornou-se um grande sucesso, não só pela superprodução em cada capítulo, mas também pelo perfil complexo e muitas vezes tirano de seus personagens - além da surpresa de sempre morrer alguém que você considera importante e fundamental para o andamento do enredo!


O seriado ganhou fama no mundo todo, bateu recordes de audiência na recente estreia da sua 4ª temporada, e vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. A história mostra a luta entre famílias nobres dos Sete Reinos de Westeros pela conquista do Trono de Ferro.

A disputa ferrenha pelo reino nos permite fazer uma analogia com a competitividade nas empresas - o perfil dos personagens carrega características que podemos facilmente identificar em nossos colegas de trabalho e em nós mesmos. Nesse contexto, fizemos um comparativo entre o comportamento das figuras de Game of Thrones e os profissionais no meio corporativo:

Lord Eddard Stark
Foi através de sua história que a série começou. Grande amigo do rei, aceitou o desafio de se tornar o braço direito da família real, mas, para tal, teve que abrir mão do conforto e da segurança de seus parentes, em seu condado.

Nas empresas, assim como Lord Stark, existem os profissionais leais e que são bastante dedicados à colaboração. Geralmente, é esse perfil que acaba agradando os gestores.

Arya Stark
Filha de Lord Stark, a jovem já passou por poucas e boas na série, e possivelmente só está viva até agora por conta de suas habilidades e resiliência. Arya faz suas adversidades, como a perda de entes queridos, se transformarem em energia para lutar e minar sua sede de vingança.

O dia a dia de trabalho tem suas semelhanças, já que todos nós enfrentamos dificuldades e obstáculos em nossas carreiras, mas precisamos passar por cima e transformar desafios em fatores de desenvolvimento e evolução profissional.

John Snow
Filho bastardo de Lord Stark, John foi educado e treinado desde pequeno para ser um exímio cavaleiro e caçador. Entre seus trunfos na série, foi capaz de se unir a um povo inimigo (conhecidos como selvagens) e conquistar sua confiança. Muitos o apontam como o principal candidato ao trono, no fim da trama.

Flexibilidade e competências técnicas são algumas das principais habilidades que um profissional deve ter nos dias de hoje, algo que John Snow pode nos ensinar para alcançarmos maiores patamares na carreira.

Tyrion Lannister
Apesar de fazer parte da família mais poderosa da série, o fato de ser um anão sempre fez de Tyrion uma pessoa um pouco desacreditada e deixada de lado. Entretanto, ao decorrer de Game of Thrones, ele se mostra ser um indivíduo cheio de caráter, bom senso e compaixão, ganhando bastante credibilidade.

Podemos compará-lo à figura do verdadeiro líder nas empresas, que precisa ter pulso firme para decisões e agir com racionalidade, e, ao mesmo tempo, o tato para lidar com pessoas.

Daenerys Targaryen
Conhecida como a Mãe dos Dragões, acredita ser a única e verdadeira herdeira do Trono de Ferro. Com o auxílio de seus dragões (sim, na série eles existem), Daenerys desbrava e conquista uma série de povoados atrás de seu principal objetivo, a conquista de Westeros.

Influenciadora e persuasiva, podemos compará-la com aquele seu colega que consegue as coisas através da construção de bons relacionamentos no trabalho, mas também pelo senso de justiça.

Joffrey Baratheon
Atual ocupante do Trono de Ferro na série, esse personagem é vivido por um adolescente imaturo e que toma decisões totalmente inconsequentes e autoritárias. Ao invés de respeito, todos o obedecem por literalmente temer perder suas cabeças!

Pensou naquele seu chefe mandão? Então você está certo! Felizmente, muitas empresas começaram a entender a desmotivação a subordinados e o prejuízo que o líder autoritário traz a longo prazo, então esse perfil está se extinguindo.

VIA

Comentários