Veja como melhorar a sua concentração.

Você tem um projeto importante para terminar, mas tudo distrai você? Ou uma prova para estudar, mas qualquer coisa lhe prende mais a atenção do que o conteúdo? É sinal de que você precisa aprender como melhorar a concentração. A capacidade de se desligar do mundo ao seu redor e focar em uma única atividade é muito importante para a qualidade de tudo que você desenvolve.


Entenda como melhorar a concentração

O processo de concentração é puramente mental. Nele, a pessoa concentra - voluntariamente - toda a sua energia psíquica sobre algum objetivo específico. Quando você está concentrado em algo, o seu cérebro não consegue captar qualquer outro tipo de interferência que possa vir a acontecer. A concentração é uma espécie de bloqueio do mundo externo.

Ela é especialmente importante nos estudos e na área profissional. Para quem estuda, saber como melhorar a concentração é sinônimo de aprender mais do que está acostumado. Isso porque, quando se concentra em algo, sua mente absorve todas as informações possíveis a respeito daquele assunto e as armazena, já que elas parecem ser importantes.

No trabalho, aprender como melhorar a concentração é a forma mais rápida de aumentar a qualidade da sua produção. Pois, assim como absorve tudo o que vê ou ouve, a mente concentrada também consegue ativar todo o seu conhecimento a respeito daquele assunto, fazendo com que você tenha mais material mental com que trabalhar, para o resultado do produto físico.

A capacidade de dedicar o pensamento a um objetivo único também é muito utilizada em atividades como yoga e meditação. Quem pratica essas atividades acredita que a mente concentrada emite diversas ondas de energia em favor daquilo que se está pensando, facilitando a conquista daquele objetivo, seja ele qual for.

Dicas de como melhorar a concentração

1. Faça pausas

Escolher ambientes naturais, a céu aberto e com vegetação, pode ser uma grande ajuda para quem quer aprender como melhorar a concentração. O ambiente mais calmo de parques e praças diminui o cansaço. Além disso, o verde é uma cor que dá descanso para os olhos. Relaxado e renovado, você voltará à sua atividade com mais energia e mais foco.

2. Elimine as distrações

Você precisa criar um ambiente de trabalho que favoreça a concentração e o foco. Livre-se de televisão e música, telefones e até mesmo dos parentes e amigos conversando ao seu redor. Isso tudo irá atrair a sua atenção, impedindo que você se foque no que realmente precisa. Certifique-se também que a temperatura está boa, a cadeira na altura ideal e a mesa bem organizada.

3. Medite

Meditar é justamente a prática de treinar a mente para concentrar-se em um único objetivo. Portanto, ela é um dos maiores exercícios de concentração existentes. Dedique 20 minutos do seu dia à meditação e você começará a notar resultados. A prática ainda é capaz de reduzir o cansaço e a fadiga. É um jeito gostoso e relaxante de treinar como melhorar a concentração.

4. Mude a rotina

O tédio e a mesmice também são campeões de levar embora a concentração de alguém. Mude sua rotina, faça coisas diferentes. Troque de caminho, coloque as coisas que ficam em sua mesa em uma nova posição. Faça um cronograma, realize suas atividades em uma ordem diferente. Teste novas possibilidades, se reinvente.

Fonte: Vivo

Comentários