Como ter mais "likes" no Instagram? A ciência pode ajudar.

Qual filtro do Instagram você prefere? Hudson talvez? Que tal o Amaro? Várias pessoas têm essa dúvida ao publicar uma foto no aplicativo.


No entanto, graças à ciência, você não irá passar minutos (que parecem intermináveis) para descobrir qual filtro você deve utilizar no Instagram.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia e do Laboratório do Yahoo examinaram 7,6 milhões de fotos enviadas por smartphones para o Flickr.

Eles fizeram uma análise quantitativa do número de visualizações e comentários de cada imagem. Desse modo, a equipe determinou quais são as ferramentas de edição de fotos mais eficazes nas redes sociais.

De acordo com a pesquisa, em termos de engajamento, fotos que usaram filtros receberam mais “likes” e comentários do que as imagens sem o recurso. Isso, em números, significa que as pessoas são 21% mais propensas a olhar para uma foto com filtro e 45% mais dispostas a comentar na imagem editada.

Mais especificamente, os cientistas descobriram que filtros que aumentam o contraste, a luminosidade e o “calor” da foto estão relacionados a altos níveis de engajamento.

Assim, no Instagram, os filtros Mayfair, Valência e Nashville são os mais recomendados para quem quer ter mais “likes” e comentários. Já os filtros com efeitos exagerados, como X Pro II ou Kelvin, não chamam tanta a atenção, pois parecem mais artificiais.

Os pesquisadores também entrevistaram os usuários do Flickr para descobrir que categorias de fotógrafo utilizam mais determinadas ferramentas de edição.

Segundo os cientistas, os profissionais que tinham câmeras avançadas, conhecimentos de edição e smartphones eram mais propensos a usar filtros para corrigir erros fotográficos ou para realçar cores e objetos específicos.

Já os fotógrafos amadores, que tinham apenas o celular inteligente, usavam os filtros para deixar as fotos mais legais e únicas. Desse modo, eles não estavam preocupados, em geral, com a qualidade da imagem.

Recentemente, o Instagram adicionou novas ferramentas para editar a cor das imagens publicadas no app.

Fonte: Exame

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