Veja alternativas para não ser surpreendido com nova greve dos bancos.



O dia 15/10 marca a data limite para o pagamento de muitas contas. Por isso, as pessoas devem estar atentas e procurar maneiras alternativas para quitar seus débitos. É que a greve dos bancários, iniciada na última terça-feira (6/10), segue por tempo indeterminado. A paralisação envolve bancos públicos e particulares, que permanecerão com as agências fechadas.

Os trabalhadores ainda não chegaram a um acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e não está prevista nenhuma rodada de negociações. O sindicato da categoria pede 16% de reajuste nos salários, enquanto a Fenaban oferece 5,5% e um abono de R$ 2.500,00.

Precisa pagar

A greve não livra o consumidor do pagamento das contas em dia. Para isso, a pessoa pode usar os caixas eletrônicos, a internet ou correspondentes bancários, como supermercados e até algumas padarias.

O consumidor só deixa de pagar juros e multas por atraso sem comprovar que tentou pagar a fatura. A empresa responsável pela cobrança pode ajudar, facilitando o pagamento por outros meios.

Caso o cliente se sinta lesado, deve procurar o Procon, levando documentos que provem que ele tentou pagar o que deve, com e-mails, números de protocolo e nomes dos atendentes para os quais ligou. Isso denota boa-fé.

Para quem tem conta como luz, água, telefone e gás em atraso, a orientação é também fazer o pagamento pelos canais alternativos do banco (telefone, internet, correspondente bancário etc.) ou procurar a concessionária do serviço.

Já no caso de salários e benefícios, caso a agência do cliente esteja fechada, ele pode ir a casas lotéricas. Nelas, é possível sacar dinheiro e benefícios como o Bolsa Família, INSS, FGTS, seguro-desemprego e PIS.

FONTE

Comentários

Nathan King disse…
Na moral, ta muito foda conviver com os bancos em greve, sério, absurdo